Substituições alimentares para uma vida mais saudável – Parte I

Hoje venho falar-vos sobre algumas substituições que fiz na minha alimentação, a partir do momento em que decidi praticar um estilo de vida mais saudável.

Um estilo de vida saudável, na minha opinião, deve basear-se numa alimentação equilibrada e variada, contendo os nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, conciliando com a prática do exercício físico.

No contexto da alimentação, é importante referir que as alterações que fiz são fruto de algumas intolerâncias alimentares (busca pelo bem-estar) e pelo objectivo de ganhar massa muscular e perder massa gorda.

Começamos então a nossa lista:

 

1- O nosso rico pãozinho!

Pois é! Não conheço ninguém que não goste de pão ou que não fosse habituado a comer desde pequeno. No entanto, o pão produzido com farinhas brancas não é um alimento nutricionalmente rico, possui alto teor de sódio (em alguns casos), índice glicémico alto e grandes quantidades de glúcidos e, se consumido em excesso, acaba por ser um gerador de gordura corporal.

Por estas razões, substituí o pão branco por pão de centeio, alfarroba ou integral, ou muitas vezes faço eu o meu Pão Fit (ver imagens abaixo – à esq. e à dir.). Podem ser excelentes aliados quando consumidos como combustível para o exercício físico, isto é, como um pré-treino.

 

 

2- Os lacticínios

Eu deixei simplesmente de beber leite de origem animal. Desde a adolescência que não me sentia bem quando bebia leite ou comia iogurtes, sentia uma sensação de desconforto e inchaço abdominal, digestão muito lenta e refluxo, por isso percebi que era intolerante. Como substitutos, opto por iogurtes e bebidas vegetais. Existem actualmente uma grande variedade destes produtos. No que diz respeito aos iogurtes, opto por iogurte de amêndoa, coco, soja, etc. Para além de serem livres de lactose, possuem um baixíssimo teor de açúcares, gorduras e hidratos de carbono, como no caso da marca Alpro, a minha favorita. Quanto ao leite, existe uma diversidade muito maior, podendo ser denominado também como bebida vegetal. Como sabores temos, por exemplo, de amêndoa, avelã, pistachio, caju, arroz, soja, aveia, etc. Diversidade não falta! E melhor que a diversidade de sabores é a sensação de leveza no estômago que tem uma digestão muito mais tranquila 🙂

 

 

Quanto aos queijos, calminha com eles! Existe uma lista “interminável” de variedades de queijos. Obviamente existem uns com mais percentagem de gordura que outros. Mas o queijo, enquanto derivado do leite, também me trazia a sensação de digestão lenta e de algum desconforto abdominal, mas confesso que o consumo em  algumas situações, principalmente em algumas receitas. No entanto, vou dar como referência o queijo ricotta, quark, requeijão light e cottage que são considerados alguns dos mais saudáveis e os que eu mais utilizo nas minhas receitas.

Para o grupo dos lacticínios estar completo temos de falar dos ovos.  O ovo é um alimento muito rico, nutricionalmente falando. A clara é uma fonte de proteína pura e a gema é super-nutritiva pelas presença de antioxidantes, das vitaminas A, D, E e K e enquanto fonte de gordura boa, necessária ao nosso organismo. Eu costumo consumir omeletes e outras vezes só as claras (quando já consumo outras fontes de gordura boa) ou utilizo-as em receitas de panquecas, waffles, bolos, etc como podem ver nos outros posts do blog.

 

 

3 – A cruel da batatinha frita que é tão saborosa!

Batatinha frita, já era! Para além de desistir dos fritos, substitui a batata branca pela batata doce. Aí em cima, nas imagens, têm um exemplo da batata-doce cozida (à esq.) e assada no forno (à dir.). São opções muito mais saudáveis e, tenho a certeza, que vão gostar!

 

A batata branca é rica em hidratos de carbono de absorção rápida, o que significa que o açúcar é libertado para o sangue mais rapidamente, o que faz com que o organismo deixe de queimar a gordura acumulada que se encontra nas reservas das células de gordura, dando prioridade à que acabou de entrar no sangue. Com a batata doce é precisamente o oposto, é um hidrato de absorção lenta e vai libertando lentamente a energia para o sangue, fazendo com que estejas saciado durante mais tempo e que esses hidratos não se transformem tão abruptamente em gordura.

A batata doce, apesar de ter um sabor mais intenso e adocicado, é mais rica nutricionalmente: tem um índice glicémico baixo (como já vimos), propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, alto teor em fibra e, por isto, muito prescrita na alimentação desportiva.

 

 

Este artigo continua num próximo post.

Não percam a segunda parte, porque nós…também não! 😀

Por isso, Foco e Bons treinos!

Anphi

 

FONTES:

https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/8-razoes-para-banir-o-pao-branco-da-sua-alimentacao

https://nit.pt/fit/08-05-2016-ranking-nit-os-melhores-queijos-a-venda-no-supermercado

https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2017/08/os-beneficios-do-ovo-para-saude-e-beleza.html

8 comentários

  1. Não aprecio muito pão. Como obrigada. Se não me obrigarem nem como. Quanto aos iogurtes e tudo mais, não consigo deixar ahahah. A batata frita cá em casa já foi em maior quantidade agora 2 vezes por mês e isso se for, pois às vezes não. Também ando a fazer reeducação alimentar e tem sido complicado. Adorei o post! ❤

    http://www.carolinafranco.pt

    Curtido por 1 pessoa

    1. Carolina não gostar muito de pão é uma sorte 😃. Eu gosto é há muitas pessoas que sentem falta se não comerem porque foram habituadas a consumir várias vezes ao dia. E temos de reeducar nesse sentido. Não é fácil mas tudo é possível! 💪 beijinhos 😘

      Curtir

  2. Também preciso substituir alguns alimentos, eu adoro pão portanto, exploro um pouco esse mundo agora, da diversidade de estilos de pão, haha. Quanto aos iogurtes, não consigo largá-los, mas há já alguns anos que não bebo leite, detesto a sensação que me provoca! Preciso experimentar as alternativas de leite de vaca, ainda só experimentei uma e não colou, haha. A alpro é realmente muito boa! Queijos exploro pouco, mas adoro ovo até descobrir que aquela sensação esquisita era, na realidade, uma das inúmeras alergias alimentares que tenho! Eu não consigo apreciar certos tipos de batata, isso inclui a parte da batata doce, mas tentarei!

    Um abraço, desejo força para as tuas mudanças e para as minhas eventuais mudanças, haha
    swacre.com/

    Curtir

    1. Sara obrigada pelo teu comentário. Qual foi a bebida vegetal que provaste em alternativa ao leite? Com essas mudanças que fiz senti me muito melhor a nível digestivo e principalmente o corpo começa a mudar as formas 😀 beijinhos 😘

      Curtir

  3. Adorei o teu post! Convido-te para visitares o meu blog, onde podes encontrar receitas vegan e sem glúten! 🙂 Fico à espera da continuação 😀

    Um beijinho*

    Curtido por 1 pessoa

  4. Essas são exactamente as principais mudanças que fiz na minha alimentação, além da substituição da farinha normal por farinhas de aveia e assim.
    O pão, esquece, não posso ter em casa aquele pão tipo de Mafra ou parecido porque voa todo num dia ou dois por isso a solução é mesmo não comprar!
    Quanto aos laticínios e derivados só consumo praticamente iogurte grego sem açucar, leite de aveia e os ovos, embora use queijo fresco ou ricotta em algumas coisas e receitas.
    Já a batata doce foi completamente sem stress, porque AMO, ao contrário da batata normal a que não acho piada nenhuma.
    A verdade é que mudar a alimentação é determinante, já deixei de treinar há uns meses e continuo a perder peso porque aprendi a comer melhor! Gostei muito do post!

    Espreita o meu blog em joanalino.com

    Curtir

Deixe um comentário