8 Dicas fundamentais que tens de saber quando começas a praticar musculação!!!

Pois é malta…ninguém nasce ensinado! Isso todos já sabemos! Mas digam lá que não era TOP começarmos uma etapa da nossa vida a sabermos tudo sobre ela?! 🙂

Bem, quando comecei a minha jornada em torno do exercício físico, mais concretamente na musculação, fiz muitos “disparates”… (não é que agora não os faça, mas tenho mais noções sobre o tema e sou devidamente acompanhada, isso faz toda a diferença) e se tivesse aprendido mais cedo determinadas dicas, todo o esforço e foco teriam-se reflectido em mais resultados.

Inicialmente, pensava que quanto mais peso levantasse melhor era, mais resultados iria ter… Mas que resultados? Perguntam vocês…Pois é, cada dica de treino tem a sua finalidade. Eu não tinha essa noção, achava que levantar muito peso e fazer 20,15 ou 6 reps era a mesma coisa, era tudo hipertrofia, e não…

Vemos as pessoas a levantar muito peso e pensamos que isso é o que nós temos de fazer também…e está ERRADO! Cada pessoa tem o seu objectivo e tem de ser orientada para treinar consoante o seu objectivo por isso, não copies o treino de ninguém, tu és tu…o objectivo da outra pessoa pode não ser o teu!

Comecei a perceber estas questões lentamente e quanto mais ia pesquisando, mais ia ficando esclarecida. Treino de força, hipertrofia e tónus muscular são coisas diferentes… e tudo isso se reflecte no treino!

Eis as dicas que eu gostava de ter sabido logo que entrei para o ginásio, focando no treino de hipertrofia:

  1. Mais que o peso que levantas, interessa a qualidade de execução do movimento/contracção muscular.
  2. Em cada treino tens de te desafiar! Isto é, não deves levantar peso que consegues facilmente suportar nem demasiado peso que não consigas executar o movimento correctamente, sem erros de postura.
  3. No contexto da execução do movimento, existem “pontos/ângulos mortos”, que são fases do movimento em que os músculos estão em descanso. Durante todo o movimento, os músculos devem estar sempre sob tensão.
  4. Não vale a pena ires treinar 7 dias por semana, repetindo intensamente grupos musculares! O teu músculo cresce no descanso, não é na sala de musculação quando estás a treinar!
  5. As mulheres podem e devem treinar membros superiores, fortalecendo assim toda a sua estrutura e tirem essas ideias da cabeça de que a mulher fica masculina!
  6. Ter noção do princípio da prioridade em que, antes de executares planos de treino com exercícios muito complexos (e que pessoas que treinam há muito tempo executam), começares por um treino-base que te compense assimetrias musculares e que fortaleça o teu corpo no todo, preparando-o assim para um percurso evolutivo e seguro.
  7. A importância do aquecimento e da mobilidade/alongamento: o aquecimento prepara o teu corpo para o exercício e melhora a performance do treino, evitando lesões e, por sua vez, a elasticidade e a flexibilidade é muito importante no treino de musculação para a execução segura e eficaz dos exercícios.
  8. O tempo de descanso entre reps não deve ser muito longo para que continues a estimular/desgastar o músculo e para não perderes o ritmo de contracção muscular da repetição anterior; nem deve ser muito curto senão não vais conseguir executar o número de repetições da série seguinte. Cada pessoa avaliará o seu tempo, no entanto, estima-se uma média entre os 30 e os 60seg de descanso entre reps.

 

Quais delas é que já sabiam? Deixem nos comentários! ❤

Espero que estas dicas tenham sido úteis! 😉

Beijinhos,

Anphi

Deixe um comentário